Olá pessoal,

Esse foi um ótimo final de semana para mim em Bebedouro, pois acumulei experiência e aprendizado!

No sábado fiz dois vôos.  No primeiro, decolei relativamente cedo, peguei uma boa térmica, toquei para Colina, e depois.... e depois NADA! Nem descendente, nem ascendente... Sai da primeira térmica com uns mil metros, sentido Colina, mas comecei a estranhar a ausência de qualquer atividade térmica.. Quando eu estava com uns 700, pensei: "não to achando nada aqui, então vou não achar nada em cima da pistinha de terra de Terra Roxa".  Dito e feito, lá também não tinha nada, e por lá pousei.

Da para ver isso no link da OLC:

http://www.onlinecontest.org/olc-2.0/gliding/flightinfo.html;jsessionid=8F50FC72110E6C28D9339A34D0E828CE?dsId=2176282


Logo que pousei, liguei para a Equipe De Resgate Avançado de Bebedouro, que chegaram com o Uno do Peter pra me ajudar.  Logo o boero veio, e da pistinha mesmo decolei pela segunda vez.

Como demorou quase uma hora para decolar, o dia se firmou e as térmicas brotaram em maior quantidade.  Daí eu tava com a tocha!  Meu ponto de virada era Brumado, mais a norte de Barretos. Rapidamente cheguei em Barretos, tudo lindo!  A não ser pelo fato de que vi, depois de Barretos, dois CBs, bem próximos, desaguando.  Logo pensei: " vou passar pelo meio dos dois, deve estar subindo", pensamento que logo foi substituído por "se essa bosta me puxa, e eu com esse kw1... sei não.. melhor não".  Daí fui me aproximando do CB da esquerda, e pela bordinha da nuvem consegui um sustainer por um bom trecho.  Minha nova idéia era "vou dar a volta nesse CB e continuar minha navegação até Brumado".

Dei a volta, como planejado, até o outro lado, quando comecei a pegar uma descendente bem constante.  O que eu não sabia (coisa de beginner), é que onde desagua, acabou, não tem atividade térmica - o Navarro só veio me falar isso depois, essa vagabunda!  Mas isso eu não saquei rapido... eu fui sacando aos pouquinhos, ao ver aquele setor norte bem quieto, parado, enquanto eu me enfiava nele... Tentei voltar, mas era tarde!  Tentei seguir para oeste, mas nada também... Lembrei de um relato do Julinho, e mesmo com 650m já comecei a pensar onde eu iria pousar caso não pegasse mais nada... Escolhi um arado bem vermelho, com uma caixa d´água numa das pontas.  Passei por cima, rodei, olhei... vi os postes, e fios da rede elétrica... Fiquei pensando nos fios, e na sujeira q eu iria fazer se não desviasse deles ehheehe.  Por isso fiz minha rampa mais pro meio do arado.  As pernas, já meladas, também tremiam bastante hahahaha.  O pouso não foi 100% "by the book" para pousos fora, deveria ter cabrado mais o queréu, mas deu tudo certo.  Depois de umas 2 horas, a Equipe de Resgate Avançado de Bebedouro novamente estava lá.  Enquanto isso, conversei com a D. Rose e o marido dela, o sr. Nivaldo e o pai dele, o sr. Chiquinho e a esposa dele, todos curiosos com o "pouso forçado do avião".

O voo está aqui:

http://www.onlinecontest.org/olc-2.0/gliding/flightinfo.html;jsessionid=8F50FC72110E6C28D9339A34D0E828CE?dsId=2176286

No domingo, a previsão tinha mudado, era pro dia ser melhor que no sábado, mas na prática não foi o que aconteceu.  Mesmo assim, coloquei como meta fazer a permanência de 5 horas que me falta para o C de Prata (em minhas outras tentativas fiz 4h30 e 3h50).  Mas eu e o queréu já estávamos bem mais íntimos!  Logo que voltei a voá-lo, em Setembro, eu estava girando térmica a 80, 85km/h.  Nesse final de semana, em especial no domingo, senti que o domínio já era bem maior, estava girando a 65, 70, no máximo 75km/h.

O vento estava chato, vindo de norte.. Como decolei cedo novamente, as duas primeiras horas foram muito chatas, com base de 600, custando pra subir até 1100, duas horas depois.  Mais tarde foi pra 1300, e com a técnica do dia anterior de ficar na "beirinha" das nuvens, me mantive a 1400 com facilidade.

Com 4h01m de voo, eu vejo pra lá de Bebedouro, quase Monte Azul, uma chuvona.  Pensei em descer, mas não desci.  Fixei pontos no solo, perto da chuva, para ver se ela estava vindo pro meu lado ou não.  Peguei a penúltima térmica do dia, com um Urubu valente (em Bebedouro devem ter uns 200 mil urubus ahahha).  Depois peguei a última térmica, agora sozinho.   Com 4h24m, começou a chegar poeira em Bebedouro, e estava claro que eu deveria ter ido para pouso há 23m atrás.

Abri o freio full.  Ingenuamente, fiz um oito preguiçoso, pra ver se perdia altura (me lembrei dos tempos de instrução no APP, em que a gente fazia oito preguiçoso sabendo que perderia altura mais que o normal).  Não desci nada.  Comandei um parafuso, mas perdi relativamente pouca altura.  Precisava descar rápido!!  O Peter tava doidão no rádio mandando eu descer, e daí eu segui um conselho importante para horas como essa, dado pelo Thiagão, instrutor do APP: desliguei o rádio e me concentrei no que eu estava fazendo.  Lembrei do bom e velho PT-PBD (Neivão), e glissei tudo que consegui com o kw1 (o freio ainda estava full aberto).  Eu estava voando de lado, no sentido da asa, foi bem curioso (para não dizer INSANO e TENSO).  Espectadores locais disseram que eu fiquei parado no ar, com dois urubus, como helicopteros....   Ventão de través... vim pra pouso... queréu não queria ir pro chão... coloquei ele no chão, e ele insistiu em voltar pro alto.. mas a gravidade ganhou... ele encarou o vento totalmente, ficando 90 graus com a pista.  Em segundos, toda a Equipe de Resgate Avançado de Bebedouro estava lá para correndo levar o kw1 para o hangar.


Fiquei puto, por novamente não ter conseguido as 5 horas!  Mas a experiência valeu mais que o C de Prata!

O voo está aqui:
http://www.onlinecontest.org/olc-2.0/gliding/flightinfo.html;jsessionid=8F50FC72110E6C28D9339A34D0E828CE?dsId=2176840

Agradeço demais o pessoal de Bebedouro!  Graças ao espírito do clube, apesar de sermos um "aeroclube todo fudido de merda" (sic) com um nhapecan e um kw1, estamos nos divertindo e aprendendo muito sobre o voo a vela, inclusive com a visita constante do Gugui, Navarro, Kunath e outros.  Quando o Peter enche a nossa caixa postal de SPAM chamando os clubes para levarem um planador pra lá agora nas férias, apesar de chato, ele tem razão eheheh.

Valeu pessoal!!

Abraços
Pirolla