Prezados Pilotos;
 

Segue o arquivo de pontos de virada (Waypoints) de ACBB (Bebedouro SP) 2020.

O arquivo tem 2 partes em sequência (cada uma delas com os nomes dos pontos ordenados em ordem alfabética):

 

1. Pontos de virada e aeródromos dentro do polígono de provas que será usado no campeonato. Esses pontos estão numerados de 01 a 70.

Além dos aeródromos, para facilitar a marcação de provas, foram definidos pontos de virada de modo que qualquer lugar no interior do polígono de provas fique a até 20km de pelo menos um dos pontos (aeródromo ou ponto de virada).

 

2. Aeródromos no exterior do polígono de provas, distantes até 20km dele, e/ou até 170km de Bebedouro. Esses pontos não são numerados. O polígono de provas avança muito pouco para E, S e W, e esses pontos serão úteis para o dia-a-dia e para outros campeonatos.

 

Todos os pontos foram verificados no Google Earth quanto à sua posição, elevação MSL, comprimento e direção da pista. Também foram checados no ROTAER e constam dos dados dos pontos os indicadores de localidade e frequência de coordenação ou TWR dos aeródromos. O nome dos aeródromos que parecem não estar em bom estado ganharam o sufixo Duv (de dúvida ou duvidoso).

 

Os nomes foram abreviados sempre que possível para deixá-los o mais curtos possível, e estão escritos sem acento, til e cedilha.

 

Dados de muitas pistas foram ajustados (inclusive a numeração), e diversos pontos foram eliminados e outros acrescentados em relação ao arquivo de 2017. Solicitamos que abandonem o arquivo anterior e passem a usar este, sem misturar.

 

É muito ruim que no campeonato exista mais do que uma versão do arquivo de pontos, então por favor:

• As bases para download do arquivo oficial serão os sites do aeroclube e do campeonato.

• Não alterem ou renomeiem esse arquivo. A gente sempre acaba fornecendo o arquivo que usamos para alguém, e aí a bagunça começa. Caso seja necessário faremos uma versão alterada / corrigida, colocaremos nos sites do ACBB e do campeonato e divulgaremos que há uma nova versão para download. Assim todo mundo usa o mesmo arquivo.

• Não coloquem o arquivo no WSTE (Worldwide Soaring Turnpoint Exchange) – esse site já foi muito útil, mas pelo menos para campeonatos locais, o tempo dele passou. Além de trabalhoso, os arquivos sempre sofrem alterações nesse site, e já teríamos mais de uma versão do arquivo, além da dificuldade e demora de fazer alterações eventualmente necessárias. A última versão (se houver) do arquivo poderá ser baixada a qualquer momento dos sites do ACBB e do campeonato.

 

Nossos agradecimentos ao Fábio Pimenta e equipe que trabalharam na versão 2020 desse arquivo!

Abraços a todos!