O Aeroporto Municipal Comandante Luís Martins de Araújo (SDBB) comemora 30 anos em novembro com muita bagagem e histórias.
07 Novembro 2018
|O atual aeroporto de Bebedouro foi fundado em 13 de novembro de 1988, está localizado ao lado da Rodovia Brigadeiro Faria Lima, no km 384, sua pista tem 1.300 metros de área útil, com 100 metros de recuo em cada cabeceira designada de 13/31 (130 graus e 310 graus), ou seja, comprimento total de 1.500 metros por 23 metros de largura. A pista conta com sinalização de solo pintada, elevação de 547 metros ao nível do mar, resistência alta que aceita aviões com pneus médios e com peso total de 15 toneladas, suas coordenadas são: Latitude: -20º 53' 50" S / Longitude: -48º 28' 53" W, o tipo de operação é o VRF Diurno e não permitindo pousos noturnos.
A história dos aeroportos em Bebedouro teve início no ano de 1942; a primeira pista foi construída para atender as atividades do Aeroclube, o aeroporto era chamado de campo de aviação Atalaia e era localizado no Horto Florestal (Floresta Estadual). Um dos Fundadores do Aeroclube e pioneiro da aviação em Bebedouro foi o Comandante Luís Martins de Araújo que é homenageado no aeroporto atual com seu nome.
O Comandante Luís Martins de Araújo foi nomeado 2º tenente-aviador em 1922 permanecendo na aeronáutica até 1933, quando deixou a carreira militar e tornou-se funcionário concursado do Banco do Brasil. Mudou-se para Bebedouro no ano de 1941 e fundou o Aeroclube local, foi vereador e se dedicou a diversas atividades na cidade.
Em dezembro de 1946, Bebedouro foi atingida por uma tempestade que destruiu o Hangar do Aeroclube e danificou os aviões; mesmo com a tormenta, a pista continuou a ser utilizada e recebeu melhorias em 1948, solicitadas pelo Comandante Luís Martins de Araújo, que se tornara Vereador, e foi publicada a lei nº 15 determinando a construção da pista com 1.400 metros de comprimento com piso socado com capacidade de 15 toneladas.
Em 1949, o Governador Adhemar Pereira de Barros vem a Bebedouro para tratar de uma enfermidade e o pouso do DC3 da Panair do Brasil SA – Prefixo PP-PBT foi recebido por autoridades locais e regionais.
Em 1952, o Brigadeiro Henrique Fontenelle, diretor geral do DAC, declara interditado o aeroporto de Bebedouro.
Em 1966, um novo aeroporto é inaugurado com o nome do Governador Adhemar Pereira de Barros no jardim Aeroporto. A pista ficava paralela à avenida Mário Rimoli, e naquela ocasião o Governador recebeu o título de Cidadão Bebedourense, o qual agradeceu e lembrou que já se sentia bebedourense pois em 1949 esteve por um curto período na cidade. Na inauguração em 1966, ocorreram exibições e manobras da Esquadrilha da Fumaça da Base Aérea de Cumbica, paraquedismo e tiro ao alvo executado pelos aviões. O aeroporto foi utilizado até a década de 80.
Em 1988, ocorreu a inauguração do Aeroporto Municipal de Bebedouro, Comandante Luís Martins de Araújo, que nos últimos 30 anos foi palco de apresentações aéreas, campeonatos de planadores, acrobacia, aeromodelos, acidentes, incidentes e diversas outras atividades ligadas à aviação. Segundo relatos, desde o dia 12 de novembro de 1988, acontecia uma festa aviatória, tendo voos panorâmicos e apresentações de aeronaves e pilotos de diversos locais do estado; na manhã do dia 13 de novembro de 1988, foi realizada a inauguração oficial do aeroporto, sendo que as 15h30, durante a apresentação do T6 pilotado por Raphael Lódice Júnior da Associação Brasileira de Acrobacias e Competições Aéreas (ACRO), sofreu um acidente encerrando as comemorações da inauguração. Outros acidentes marcaram os últimos anos: em 1991, dois aviões colidiram de frente e, no mesmo ano, ocorreu um campeonato de acrobacia sem incidente. Ainda nos anos 90 durante um campeonato de planadores um piloto do Rio Grande do Sul sofre um acidente e em 2012 durante a instrução de pilotagem um planador caiu na cabeceira da pista. Com as medidas de segurança adotadas não foram registrados novos acidentes e o aeroporto tem sido usado por pilotos e instrutores, sendo palco de campeonatos como o ocorrido em outubro deste ano.
Para contar todas as histórias e lembranças sobre os aeroportos municipais seria necessário um livro. Nos próximos dias conto a história resumida do Aeroclube de Bebedouro.
Os levantamentos foram realizados em jornais, revistas e livros sobre Bebedouro.
Artigo e levantamento:
Márcio José Martins – MTB: 78.950
Diretor de Comunicação do Aeroclube de Bebedouro SP.
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