Mais de 20 pilotos nacionais participaram da disputa sudeste de planadores, considerada a mais competitiva dos últimos tempos. Foram disputadas na etapa Sudeste as classes Racing e Olímpica e os campeões serão conhecidos no sábado durante um jantar em Bebedouro. No Domingo (20) começa o Campeonato Brasileiro de Planadores com mais de 60 pilotos, e será disputado nas classes Aberta (Open) “C”, Racing “B” e Olímpica “A”, de acordo com as normas contidas no Manual Esportivo da FBVV e com o Regulamento Local. As decolagens estão previstas para começarem às 11h30 e podem durar até ás 14 horas e o público todo está convidado para acompanhar as decolagens e o preparativo dos pilotos.

A competição exige que os pilotos completem uma rota pré-definida na maior velocidade e menor tempo possíveis, valendo pontos.

As classes são determinadas pelo tamanho, peso e performance de cada aeronave segundo o Handicap-alemão utilizado pela FBVV.

Fundada em 1954, a Federação Brasileira de Voo a Vela (FBVV) é uma entidade jurídica sem fins lucrativos, responsável pelo desenvolvimento e regulamentação do voo a vela no Brasil. Filiada à Fédération Aéronautique Internationale (FAI) – órgão que regula o esporte e estabelece normas de segurança internacionais – e vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COI), a FBVV é a única representante do voo a vela e de seus praticantes junto às instituições públicas e privadas do país. Atuando em conjunto com os aeroclubes de cada região, a instituição tem desenvolvido diversos projetos com foco na evolução e no aperfeiçoamento do esporte, como o Projeto Voa SP 2.

A FBVV é responsável ainda pela manutenção do Ranking Brasileiro de Pilotos de Planador, que ordena o desenvolvimento e treinamento de pilotos esportivos e define a participação em eventos internacionais.

Veja as fotos no site da FBVV, clicando aqui.

Moção de Aplausos aos pilotos de planador Luís Ermírio de Moraes, que sagrou-se Piloto Campeão OLC e foi o Piloto com o melhor voo da temporada OLC, e Henrique Azevedo Navarro Vieira, campeão por ter sido o Piloto com mair número de pontos OLC, no Campeonato Descentralizado Brasileiro Temporada 2014, realizado entre os dias 29/09/2013 e 27/09/2014.

Veja o documento.