Record de velocidade em triangulo FAI de 750 km - marca atingida de 108,2km/h.

http://www.onlinecontest.org/olc-2.0/gliding/flightinfo.html?dsId=2158172

Esse Record é interessante, pois a própria marca de 750km já é difícil, então não dá para ficar cozinhando o galo por muito tempo, esperando a melhor hora de largar. Num dado momento, vi que se esperasse mais 20 minutos poderia subir a 1.200 metros e largar na VNE, mas preferi largar abaixo de 1.000metros anyway, em velocidade de melhor planeio, para não perder tempo, rumo ao Norte. Até antes do Rio Grande, eu estava com 104km/h de média. Mas a uns 70km do ponto, a coisa começou a piorar muito: a base descia, o terreno subia (e era inóspito pacas entre Prata e Uberlândia!). O Norte estava comprometido no dia anterior, eu sabia que a previsão era ruim de novo para esse dia, então que diabos eu estava fazendo lá no Norte? Bem, esse é um problema de "onde encaixar um triângulo de 750km" - não dá para fugir de fazer alguma coisa no Norte. Em LEM nós tínhamos esse problema, um triângulo FAI de 750km em LEM te joga ou para cima do terreno lunar em Tocantins, ou para cima das serrinhas bem depois de Barrerias. C'est la vie. Bem, o Norte me roubou 10km/h e a média caiu para 94km/h. Segui para o segundo ponto, Jales, tentei começar a andar forte depois do rio, mas tive que desviar para fugir de um belo azulão causado pelo sombreamento térmico pelas águas do Rio Grande. A média subiu de novo graças a componente de cauda de 20km/h nesta segunda perna e ficou nos 104km/h chegando em Jales. Algo tinha que acontecer para a média virar uma média de Record, pois a terceira perna seria com vento de traves (rumo a Fazenda Altair), e a última perna teria vento de proa. E o dia deu uma mexida, consegui pegar uma sequência boa, parei de voar na faixa dos 1.200metros e subi a 2.000metros. O dia começou a enfraquecer no Sul, mas consegui escapar do apagão graças ao farto planeio do Nimbus, que me permitiu chegar nos últimos panelões sem muitos desvios, e entrei no cone. O vento de proa na hora de encarar Bebedouro também reduziu para cerca de 5km/h, melhorando a minha situação. Cheguei pouco acima de 100 metros, para priorizar velocidade - em cima de Bebedouro ainda tinha atividade térmica, daria para ter voado um pouco mais. Voei 7:32 hrs, 775km OLC. Bati o Record Nacional (102.7km/h) e o Record Brasileiro (105.1km/h), ambos do Karl, sendo esse último de DG400 na África. Também fiquei em primeiro lugar no OLC mundial, desbancando a África cuja temporada já começou, o que me valeu um e-mail de "congratulations" da Schempp-Hirth. Sim, todo mundo olha essa tal de OLC.