Artigo: Um estranho no ninho.

18-tuiuiu-voa-cc-fernando-stankuns

Fotos: Caio Simioni Neves

O Voo a Vela é o esporte que permite ao homem voar como os pássaros, que aproveita as forças da natureza para ganhar altura e percorrer grandes distâncias.

O planador é uma aeronave, mais densa do que o ar e com sua configuração aerodinâmica se mantém voando graças às correntes atmosféricas.

É comum nos voos de planadores serem acompanhados de urubus, os quais se aproveitam das correntes térmicas ascendentes: quando encontram alguma região com correntes ascendentes, ficam voando em círculos dentro dela e assim vão ganhando altura. Geralmente sobre cidades, rochedos, terrenos sem vegetação, teremos correntes ascendentes, ao passo que sobre lagos e florestas, as correntes são descendentes. Mas essas o urubu não usa, porque já conhece a lei da gravidade. Os Pilotos de planadores procuram correntes ascendentes, observando o movimento dos urubus.

No último domingo, para surpresa de todos no solo e nos planadores em Bebedouro, uma ave acompanhou os voos dos planadores; denominada de Tuiuiú, também conhecido como jaburru, jaburu, tuim-de-papo-vermelho e cauauá. O tuiuiú é considerado a ave-símbolo do Pantanal, onde é a maior ave voadora. O tuiuiú é uma ave pernalta, tem pescoço nu, preto, e, na parte inferior, o papo também nu e vermelho. A plumagem do corpo é branca e a das pernas é preta. Ele chega a ter 1,4 metros de comprimento, 1,60 de altura e pesar 8 kg. Pode chegar a quase 3 metros de envergadura (medida de uma ponta da asa aberta à outra).  Que como a cegonha, voa com seu pescoço e pernas esticados. Que realiza movimentos migratórios. Vive em margens de grandes rios e lagos com árvores esparsas e em outras áreas úmidas, onde se alimenta de peixes.

A ave surpreendeu a todos ao voar com os planadores durante todo o dia e ficar observando a movimentação no solo, chegou a voar a mais de 1,5 km de altura conforme fotos dentro e fora dos planadores. Algo incomum e anteriormente não observado; no final do dia a ave foi vista indo em direção à cidade de Bebedouro e segundo relatos, pousou no lago artificial.

Márcio José Martins

MTB 78.950/SP

WhatsApp Image 2017-04-03 at 13.20.21

WhatsApp Image 2017-04-03 at 13.16.27

WhatsApp Image 2017-04-03 at 13.22.00

Digitalizar0002