Iniciou- se ontem o 56º Campeonato Brasileiro de Planadores Etapa Sudeste, na cidade de Bebedouro.

A abertura do 56. Campeonato Brasileiro de Planadores/ Etapa Sudeste ocorreu no salão de evento do Hotel Plaza, com as palavras de boas-vindas do presidente do Aeroclube de Bebedouro Angelo Hermini, do presidente da FBVV Antoniebi Torres, e do prefeito de Bebedouro, Dr. Fernando Galvão. Em seguida foi realizada uma palestra sobre Segurança de Voo pelo Sérgio Bassi, orientações sobre os pontos de virada pelo Fábio Pimenta, e pontuação das provas pelo Renato Martella.

Estão inscritos 18 planadores, entretanto só foi possivel a formação de 2 classes de competição: Racing e Olímpica. Na Classe Racing esta composta com os planadores Jantar 2, Jantar 3, DG 400, Nimbus 3D, ASW 20 e Discus. Na Classe Olímpica os planadores são Quero-Quero, Elfe, Silent Club, PW5 e ASK-21. Não houve a formação da Classe Open.

Neste ano as premiações incluem o "Troféu Arado" e "Troféu Piloto Revelação", além das premiações aos três primeiros lugares de cada classe.

Como inovação neste campeonato, temos o link do soaring spot com informações das provas: http://www.soaringspot.com/fbvvbb2014/pilots.

A meteorologia esta sendo enviada todos os dias por email para os pilotos pelo Francisco Galvão. No dia de ontem, depois de uma madrugada com chuvas, a meteoro surpreendeu com um dia mediano, e foi possível a realização de provas. Entretanto muitos planadores pousaram fora. A prova de ontem foi uma Prova de Velocidade, sendo que na Classe Olímpica os pontos eram Bebedouro-São Joaquim da Barra-Guaíra-Bebedouro, totalizando 190,2 km e na Classe Racing a prova foi Bebedouro-São Joaquim da Barra-Fazenda Campo Grande-Bebedouro, totalizando 254,2 km.

Na Classe Olímpica completaram a prova os seguintes pilotos: Sérgio Bassi (CVV-CTA), Milton Soares (Aeroclube de Bebedouro) e Braucílio Fogagnoli (Aeroclube de Marília). Na Classe Racing foram José Eduardo Pontes (Aeroclube de Bauru), André Lautert (Aeroclube de Albatroz), Leandro Jamarco (Aeroclube de Bebedouro) e Christian Bigaton (Aeroclube de Marília). Verifiquem a classificação no link do soaring spot.

Ontem tivemos a presença do prefeito de Bebedouro, Dr. Fernando Galvão, prestigiando o campeonato e apoiando a vocação de Bebedouro para ser a capital do Voo a Vela.

Veja as fotos no site da FBVV clicando aqui.

Valéria Caselato