Procedimento para Solicitação de Exame Teórico na ANAC - Para quem já é piloto.

Siga os passos:

a) Primeiramente deve ser gerada a GRU, seguindo o que foi determinado pela ANAC (IS00-003B), pois de avião para planador serão solicitadas 3 matérias na prova (Aerodinâmica e Teoria de Voo, Conhecimentos Técnicos, Regulamentos de Tráfego Aéreo) na prova, mais o valor da guia que é de de R$ 86,42. Obs: para Licença Inicial de Planador conforme consulta a ANAC no cód. 4121 (leia aqui) sempre será R$ 86,42.

Link para gerar a GRU (boleto).

b) Preencher Ficha de Solicitação.
Link para Ficha de Solicitação de Exame Teórico.

c) Para se inscrever no exame é necessário o envio por e-mail de alguns documentos digitalizados, em PDF, não compactados, para o endereço de email do rodapé.

Enviar os seguintes documentos em PDF:

- Ficha de solicitação de Exame Teórico, RG, CPF, Foto 3x4, Comprovante de Pagamento da GRU (paga há 5 dias úteis), todos digitalizados.

O e-mail para a solicitação da prova é  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

A ANAC entrara em contato por e-mail confirmando a data.

A prova precisa ser agendada.

A prova de PPL (Piloto de Planador) para pilotos de PP (Piloto de Avião) será composta por três grupos distintos: o primeiro com as matérias de Regulamentos de Tráfego Aéreo, Regulamentação da Aviação Civil e SIPAER; o segundo com a matéria de Teoria de Voo; o terceiro com a matéria de Conhecimentos Técnicos.